Brasil Fortalece Negociações de Proteínas com o México

Parcerias estratégicas reforçam a segurança alimentar e ampliam mercado para produtos brasileiros

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) esteve envolvida, na última quinta-feira (29), em uma série de reuniões importantes lideradas pelos Secretários de Relações Internacionais e de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Roberto Serroni Perosa e Carlos Goulart, na Cidade do México. A missão teve como objetivo fortalecer as relações comerciais entre Brasil e México no setor de proteínas.

Durante a visita, Luis Rua, diretor de mercados da ABPA, e Nayara Dalmolin, coordenadora de marketing da associação, participaram de uma iniciativa conjunta com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Embaixada do Brasil no México. Esse evento de promoção de negócios contou com a presença de representantes de mais de dez empresas brasileiras, além de autoridades como os Secretários Perosa e Goulart e o Embaixador do Brasil no México, Fernando Coimbra.

Em sua apresentação, Luis Rua ressaltou a importância do Brasil como um parceiro estratégico para o México na oferta de alimentos, destacando a alta qualidade dos produtos brasileiros, o rigor sanitário e a sustentabilidade da produção nacional. O foco principal esteve nas carnes de aves, suína, ovos e material genético avícola, com o intuito de reforçar a segurança alimentar do país norte-americano.

A agenda incluiu ainda encontros com representantes do Governo Mexicano e com o Conselho Mexicano da Carne (Comecarne). Um dos avanços significativos mencionados por Rua foi o restabelecimento do fluxo de genética avícola para o México, que é o maior importador deste segmento do Brasil. Ele também apontou expectativas positivas para a retomada das exportações de carne de aves do Rio Grande do Sul e para as negociações tarifárias, que podem beneficiar tanto a avicultura quanto a suinocultura brasileiras.

O México é atualmente o nono maior destino das exportações brasileiras de carne de frango, com 108,5 mil toneladas exportadas entre janeiro e julho deste ano, um aumento de 8,4% em relação ao mesmo período de 2023. O crescimento nas exportações de carne suína para o país foi ainda mais expressivo, com um salto de 150,4%, totalizando 19,1 mil toneladas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Veja mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Falar no WhatsApp
Selected Farms
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?